A Certificação de Gestores de Projectos

blog3ok

Se formos comparar os números de Portugal com o resto do Mundo, ainda temos poucos profissionais certificados (http://www.apogep.pt/eventosrealizados/43-apogep/228-resultados-do-inquerito-a-gestao-de-projetos-em-portugal). Esse contexto tem tanto de positivo como de negativo para os profissionais da área.

Para quem tem a certificação, é sem dúvida um diferencial, pois os números mostram que são poucos os profissionais certificados. Isso, de alguma forma, valoriza ainda mais o profissional que se dedicou para se certificar.

Por outro lado, existe uma procura por profissionais certificados que não consegue ter resposta. Quando a certificação é um requisito obrigatório, o profissional que não é certificado perde a posição, mesmo tendo a experiência e as competências necessárias. É como o requisito de ser fluente em inglês. Se não for, perdeu essa possibilidade.

Com o número reduzido de profissionais certificados, as empresas começaram a ter dificuldade para contratar profissionais certificados e resolveram “recuar”, ou seja, não estão a exigir, em alguns casos, a certificação como requisito obrigatório.

Há algum um tempo atrás, as empresas colocavam nos seus anúncios de emprego algo como “obrigatório certificação IPMA ou PMP”. Actualmente, tem-se visto muito “desejável certificação IPMA ou PMP”, “diferencial certificação IPMA ou PMP” ou ainda “MBA em Gestão de Projectos e/ou certificação IPMA”. É claro que ainda existem muitos anúncios em que a certificação é recomendável ou obrigatória, como por exemplo os casos de concursos públicos nacionais ou projectos comunitários.

Existem no mercado várias certificações de Gestores de Projectos, mas sem dúvida que em Portugal, mesmo com o “boom” das abordagens ágeis, as Certificações IPMA-APOGEP ainda são as certificações mais valorizadas, seja na área das tecnologias de informação, seja nas áreas industriais. Empresas como a Thales, Novabase e Quidgest, entre outras, valorizam a Certificação IPMA-APOGEP (http://www.apogep.pt/certificacao).

Se quer ter mais oportunidades na sua carreira como Gestor de Projectos, sem dúvida que terá de ter como meta principal a sua certificação.

A Pomegranate pode ajudar também a sua organização. Saiba como em https://www.pomegranate.pt/formacao/

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp